segunda-feira, 2 de março de 2009

TERRA SOL*

CÉSAR WILLIAM
(Poeta, professor de Língua Portuguesa e pesquisador -concludente do curso de Letras do Cesti-Uema)

“O homem está na cidade / como uma coisa está em outra / e a cidade está no homem / que está em outra cidade”. (Ferreira Gullar).
118 anos de sol e de sonhos. A menina do leste, flor equatorial, que a tudo resiste, noiva do futuro e prenhe de esperança aniversariou segunda-feira, 22/12. Ela que já foi porto, povoado, vila e cidade para ser definitivamente cidade, sorri para o Parnaíba que a seduz e é acariciada pela “gema incandescente”, acendendo a linha do Equador que renasce, aquecendo-nos a cada manhã.
Mais de trezentos mil olhos a contemplá-la – terra das Marias e dos Franciscos, povo que há de ficar sempre à eterna sombra das cajazeiras, “porque dos engenhos e das flores surgiu para nós”, canção-flor que faz sempre florescer poesia em nossa pele, em nossa alma.
Mas, amada, onde estão teus pássaros felizes a cantar? Teus lagos e lagoas? Tua carnaúba? Teu porto estará seguro? Que neste dia tão especial, reflitamos em torno do teu verbo e do teu verde, sob o verdor de nossa consciência. Que tua memória não fique apagada e que teus filhos ilustres não sejam lembrados apenas como nome de colégios, ruas ou praças, e que tuas reservas ambientais não se transformem apenas em desenhos ou fotos em raros livros.
Porque tu és e serás sempre a eterna Flores, na florescência do teu povo que te ama e que te homenageia todos os dias no labor diário: varrendo, cavando, plantando, regando, “caminhando e cantando e seguindo a canção”.
A ti, amada Timon, registramos nosso carinho e nossa gratidão por tua acolhida a este autor, há quase quatro anos. Que em 2009 possamos contribuir mais e melhor para o teu desenvolvimento, deixando nossa modesta contribuição. Feliz aniversário.

----------------------------------------------------
*Publicado no jornal Tribuna do Maranhão 12/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário